Últimas notícias
 
Câmbio Real-Dólar


Home
A Câmara
Notícias
Associados
Associar-se
Anunciar no site da CBC
Contato
Mapa do Site
Buscar no site

 
Porto de Santos atingirá marca de 50 milhões de TEU neste mês PDF Imprimir E-mail

 Santos é, atualmente, o maior porto em movimentação de contêineres da América Latina

Leopoldo Figueiredo
05/05/2016 - 13:54 - Atualizado em 05/05/2016 - 14:00 

O Porto de Santos se prepara para atingir, nos próximos dias, a marca de 50 milhões de TEU movimentados em toda a sua história. TEU é a sigla de Twenty-feet Equivalent Unity ou, na tradução do inglês, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés. Trata-se da forma que o mercado utiliza para contar o número de contêineres transportados.

A expectativa foi anunciada ontem pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos. A previsão de se atingir a marca neste mês já havia sido antecipada pela coluna Mercado Regional de A Tribuna, em sua edição do último dia 29 de março.

Esse levantamento é feito por técnicos da Codesp. Até março, o Porto movimentou 49,6 milhões TEU. Nessa época do ano, os terminais da região embarcam ou desembarcam cerca de 300 mil TEU por mês, o que leva à previsão de a marca ser atingida até o final da próxima semana.

A contagem da companhia começou em 1970, quando passaram pela região 1.962 TEU. Mas esse tipo de operação é realizado no complexo, mesmo que de forma experimental, desde 1965, quando chegaram os dois primeiros contêineres, segundo registros da Codesp. Conforme a Autoridade Portuária, esses dois foram descarregados pela cábrea Sansão (guindaste instalado em balsa utilizado para a movimentação de cargas especiais), de propriedade da companhia. 

O embarque e o desembarque de contêineres só foram avançar no cais santista em 1981, com a inauguração do Terminal de Contêineres (Tecon), hoje administrado pela Santos Brasil, na margem esquerda do Porto. Atualmente, o complexo conta com mais cinco instalações especializadas nesse tipo de operação – além do Tecon, há as unidades da Embraport, da Brasil Terminal Portuário (BTP), da Libra Terminais, do Ecoporto Santos e do Grupo Rodrimar. 

Conforme a Codesp, a carga conteinerizada responde atualmente por cerca de 25% da movimentação total do Porto em toneladas. O principal produto transportado nesses recipientes é o café. No ano passado, foram mais de 1,6 milhão de toneladas.

Fonte: A Tribuna.

 
 


 
 © 2017 CBC
Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal
Rua Uruguaiana, n° 10 - Sala 1.508, 15° andar
CEP: 20050-090 Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Tels: (21) 2263-1645 e 2233-2333
Tel/Fax: (21) 2233-9258

Realização: